POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE
OBJETIVO
VIRTUAL TECNOLOGIA E TREINAMENTO LTDA, doravante chamada de VIRTUAL CCS, na sua preocupação por manter uma política voltada a governança, assim como melhores práticas sociais e ambientais, apresenta neste documento as diretrizes para a inserção destes aspectos em seus negócios (ASG, em português, e ESG – Environmental, Social and Governance em inglês).
PÚBLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA
Todos os colaboradores diretos e indiretos, processos organizacionais e serviços prestados devem estar alinhados com as diretrizes deste documento.
Atualização: Março de 2023
1. PRINCÍPIOS
1.1. A VIRTUAL CCS desenvolve suas atividades pautada em valores imutáveis como, Honestidade, Comprometimento, Respeito, Qualidade, Ética, Integridade e Confiança. Valores sem os quais seria impossível estabelecer parcerias duradouras e saudáveis.
1.2. A VIRTUAL CCS tem grande preocupação e atenção com a responsabilidade social, ambiental e climática a partir de definições estratégicas em linha com os requisitos legais e outros requisitos aplicáveis que disciplinam o assunto.
1.3. A VIRTUAL CCS adota um modelo de governança corporativa compatível com suas atividades, onde os temas relacionados a sustentabilidade, diversidade e impacto social, ambiental e climático são apreciados pela Diretoria-Executiva, visando gerar valor compartilhado com seu modelo de negócio.
1.4. A VIRTUAL CCS analisa seu ambiente de valor e suas externalidades conforme diretrizes estabelecidas na Política de Relacionamento com Partes Interessadas (Stakeholders) visando reduzir impactos negativos de suas operações, produtos e serviços e potencializar os impactos positivos para a geração de valor a seus públicos de interesse, adotando melhores práticas ESG em sua cultura, estruturas e processos, e influenciando sua cadeia de valor para a adoção destas mesmas práticas.
1.5. A VIRTUAL CCS promove a conscientização e o engajamento dos colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços acerca de questões ambientais, sociais e climáticas, e envida esforços para potencializar seu impacto positivo no ambiente de valor em que atua, sendo meio para a transformação social.
2. SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS e ecosistema
2.1. A VIRTUAL CCS busca desenvolver produtos, serviços e soluções que gerem valor econômico ao mesmo tempo que potencializem impactos positivos e reduzam impactos negativos de natureza social, ambiental e climática.
2.2. Adota critérios de responsabilidade social, ambiental e climática nos processos de desenvolvimento e revisão de produtos, serviços e soluções, identificando e mitigando riscos desta natureza, de forma a prevenir a ocorrência de impactos negativos significativos decorrentes de suas operações e negócios.
2.3. Busca identificar e desenvolver novas oportunidades de negócios de natureza social, ambiental e climática, além de considerar estes aspectos no desenvolvimento de seus produtos, serviços e soluções de portfólio, visando promover impactos positivos aos clientes, à sociedade e ao meio ambiente.
2.4. A VIRTUAL CCS adota práticas de gestão ambiental de modo que seu negócio esteja alinhado com a preservação do meio ambiente e desenvolve ações com foco em incorporar o conceito de “ecoeficiência” em todas as atividades visando a redução das externalidades ambientais negativas e o aprimoramento contínuo de seu desempenho ambiental. Busca otimizar o uso de recursos naturais e fomentar a adoção de uma estratégia de circularidade, sobretudo relacionado à geração de resíduos.
3. DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE
3.1. A VIRTUAL CCS pauta sua atuação pelo respeito aos direitos humanos e repudia o trabalho forçado ou compulsório, o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
3.2. Não compactua com fornecedores e prestadores de serviço que sujeitem seus funcionários a condições de trabalho humilhantes ou semelhantes à escravidão, e/ou que empreguem crianças ou que explorem sexualmente menores.
3.3. Repudia que seus produtos e serviços sejam utilizados por estabelecimentos comerciais que facilitem, ou estejam envolvidos nas práticas de condições de trabalho humilhantes ou semelhantes à escravidão, e/ou que empreguem crianças ou que explorem de alguma forma crianças e adolescentes
3.4. Adota critérios e envida esforços para monitorar e excluir fornecedores, prestadores de serviços e clientes envolvidos em casos de violação de direitos humanos.
4. DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO
4.1. A VIRTUAL CCS promove a diversidade, a equidade e a inclusão desenvolvendo e aprimorando os processos que alavanquem a representatividade com equidade e engajem a liderança para construção de uma cultura inclusiva e humanizada.
4.2. Promove a valorização da diversidade visando combater a discriminação em qualquer de suas formas e envida esforços para a manutenção de um ambiente de trabalho plural, saudável, seguro e livre de discriminação, promovendo a equidade em todas suas formas, conforme princípios e diretrizes estabelecidos com a Política de Diversidade e Inclusão.
4.3 Abomina e Repudia toda distinção, exclusão ou preferência, com base em raça, cor, sexo, idade, estado civil, aparência, orientação sexual, deficiência, doença, religião, opinião política, nacionalidade ou origem social.
5. Alterações nesta Política
Reservamo-nos o direito de modificar, a qualquer momento, as presentes normas, especialmente para adaptá-las às eventuais alterações de normas e leis, melhorias e alterações feitas em nosso site, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pela supressão ou modificação daquelas já existentes.